Quando nos fazem recordar o nosso país, ou nem por isso..

Isso mesmo! Um menu dedicado a Portugal, num MacDonalds do Qatar. Se a intenção era reproduzir alguma coisa que se pareça com um produto português, se calhar conseguiram no tomate, ou no sabor da alface.

Primeiro, há que salientar que, no Mac destas bandas, a carne servida é toda Halal. Ou seja, o animal morreu para nos servir de alimento, mas foi abatido de uma forma, no mínimo, bastante curiosa. E perguntam vocês: o que significa ‘Halal‘?

Bem, Halal significa que um alimento é permitido o para consumo pelos islâmicos, tudo porque o abate dos animais que eles consomem na sua alimentação, tem de respeitar uns preceitos. Os islâmicos só comem galinha ou borrego abatidos de acordo com o Halal. Neste processo, o animal é degolado com o corpo virado para Meca, ainda vivo e pelas mãos de um praticante do islamismo, normalmente árabe. Antes de matar o animal, o homem reza a Allah, pedindo autorização para a degolação, como forma de obediência e agradecimento pela comida oferecida, mostrando que não está a matar o animal por crueldade ou sadismo. A faca da degolação tem de estar muito bem afiada, para que o golpe seja certeiro e o animal não sofra.

Portanto, explicado este pormenor, voltemos ao menu português. Panado de frango. Ok, nós somos grandes consumidores de frango. Basta pensarmos no negócio do franguinho da Guia, ou nas mil e quinhentas churrasqueiras que uma cidade pode ter. Toda a gente sabe que, quando não há tempo para fazer o jantar, desenrasca-se um frango assado. Mas, não creio que o frango seja aquilo que melhor nos define.

Depois, a maravilhosa indicação de que é ‘Spicy’. E se eles dizem, é melhor acreditar. Porque quando perguntamos e dizem que não, acabamos sempre por nos sentir enganados. Portanto, este é daqueles que pica. E aqui, mais uma vez, que raio de comparação se pode fazer com a nossa tradição e cultura culinária? Acharão eles que fizemos bom uso das especiarias que trazíamos da Índia, nos Descobrimentos? É que quanto muito, o pimentão doce para marinar, porque a nossa cozinha até é bastante meiga nos picantes.

Só me resta concluir que esta manobra de marketing, saiu da cabeça de alguém que foi jantar ao Nando’s e achou que a nossa cozinha se resume a frango com piri-piri.

De qualquer das formas, é sempre bom saber que, no médio oriente, não somos uma província espanhola. E que até temos direito a bonecos do galo de Barcelos e do moliceiro nas caixas dos hambúrgueres. Já de si, isso alegra qualquer tuga expatriado. Mesmo que tenha que levar com o panado de frango!

[ADENDA: Segundo o meu amigo João (português residente no Qatar), na prática Halal, o animal é completamente sangrado. Comer o sangue dos animais não é permitido, logo não há cabidela para ninguém! Obrigada João pelo esclarecimento; tu e a tua maravilhosa Lucy são uma fonte de inspiração e, sem dúvida, uma grande ajuda para quem acabou de ‘aterrar’ por essas bandas!]

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s