Qatar Deserves The Best

O Qatar está em constante construção. Quem me disse foi quem já lá mora há mais tempo. E, sinceramente, salta à vista assim que aterramos. Ainda não acabaram uma obra, começam outra mesmo ao lado. O país prepara-se para receber o Mundial de Futebol de 2022. Há construções, operários, pó, por todo o lado. São estádios, são prédios, são estradas, é o metro. O país está sempre em obras.

Até porque não podem estagnar e ficar a dormir. Há um vizinho mesmo ali ao lado que anda sempre em competição: o Dubai.

Para qualquer lado que se olhe, há sempre alguma obra a acontecer. A maior parte delas, tapada para evitar intrusos (e olhares de curiosos!), tem inscrito nos painéis o slogan que todos os Qataris veneram: «Qatar Deserves the Best» (o Qatar merece o melhor).

qatar-best

Segundo consta, os Qataris têm uma enorme vaidade e orgulho no seu país. Exemplo disso é a quantidade de bandeiras hasteadas que podemos ver por toda a cidade, em edifícios de estado, particulares, comércio, ou só porque sim, no meio do nada. Na mentalidade qatari, o país não só merece o melhor, como também o mais caro.

Vejamos umas das principais obras a acontecer: o metro de Doha. Com a conclusão prevista em duas fases, a primeira em 2019/2020 e a segunda em 2026. Só para a primeira fase, estão previstos gastos na ordem dos  8.2 biliões$. A cidade está a ser literalmente esburacada. Entrou para o Guinness, como sendo a construção com o maior número de escavadoras subterrâneas (tuneladoras) a operar ao mesmo tempo. Estão previstas 85 estações, que cobrirão praticamente toda a cidade.

doha

À parte deste projecto, o Qatar ainda está a construir uma linha de longo curso, para se ligar à vizinha Arábia Saudita e ao Bahrain, e uma linha urbana que ligará Lusail a Doha e a algumas estações de metro específicas. Tudo projectos que se pensam estar concluídos em 2030.

Portanto, o Qatar não só merece o melhor e o mais caro, como também pensa em grande. Quem agradece este pensamento megalómano e futurista, são os habitantes. Espera-se que o transito fique muito mais aliviado, e que a vida seja mais facilitada para todos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s