Natal em Doha

img_0525

Sou uma pessoa que gosta de viver o espírito do Natal. Este ano fez-me confusão estar a sentir calor, quando toda a minha vida vivi esta época enrolada em mantas, pijamas quentinhos, botas e cachecóis.

Mais pelos miúdos (e também por mim, confesso), fomos comprar uma árvore de Natal e enfeites. Com a sorte a bafejar, encontrei um presépio completo e tive de o trazer comigo. Dizem que não é fácil encontra-los em Doha. Quando montámos a árvore, ainda não sabíamos que nos seria possível passar o Natal em Portugal. Então, todo este momento foi especial. Seria o nosso primeiro Natal no Médio Oriente. No deserto, no calor.

Os nossos amigos indianos, quando nos visitaram em casa, quiseram tirar uma fotografia junto da árvore. Para eles não faz sentido nenhum, mas acham bonito as cores, as bolas, as luzes.

Eu senti nostalgia pelos natais passados, pelos presentes que se colocam debaixo da árvore, pela magia que se vive sempre nesta altura. Mas, comecei a sentir realmente que a coisa mexia comigo, quando me comecei a aperceber que o tempo estava a passar e eu não teria a minha família mais próxima unida. E o Natal é união, é família. É certo que é quando o homem quiser, mas ninguém pode condenar a falta que as pessoas nos fazem nesta época.

De qualquer forma, fiquei feliz por perceber que neste país sente-se a presença da época a chegar. É certo que não há iluminações pela cidade, nem música de Natal a ecoar pelos centros comerciais. Mas, talvez devido à influência de tantos expatriados que habitam nesta cidade, se vá sentindo que a época está a chegar. Nos hipermercados há decorações à venda e bolos típicos de Natal. E nos hotéis há programas de festas para estes dias. Nem tudo é mau, nem tão radical que não nos dê a hipótese de festejar as nossas tradições.

Este ano, o primeiro dos quatro juntos no deserto, tivemos a sorte de poder viajar ao nosso país e festejar com os nossos. Para o ano, só Deus saberá.

Deixe uma Resposta

